quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Poder participar e transformar um sonho em realidade não tem preço."

Há cerca de 10 anos à frente da Celebre! Eventos, empresa especializada em eventos sociais e corporativos, Adriana Ximenes nos dá a honra de uma entrevista exclusiva. Com uma bagagem trazida do curso de Administração e pós-graduação em organização de eventos, ela divide conosco algumas experiências ao longo desses anos, além de dar várias dicas de como os noivos podem organizar um casamento perfeito. Confira!

1. Qual a influência de uma empresa de eventos numa festa de casamento?
O principal creio que seja captar o estilo e perfil dos clientes para poder formatar o evento. Cada evento é único e diferenciado e deve ser tratado como tal. É muito importante que os noivos criem uma identidade para a festa e que os profissionais contratados se adéquem a este perfil e não o contrário. A festa com uma identidade própria é algo maravilhoso e a empresa de eventos entra como agente coordenador de todos os profissionais. Costumo dizer que a festa é como uma orquestra: todos os profissionais são importantes nos seus devidos locais. Uns precisam uns dos outros. Estão interligados. Precisam de união para o resultado final sair maravilhoso. E a empresa de eventos funciona como o regente, dizendo “agora, você, agora, você também”. E assim com um trabalho em equipe tudo funciona. A união faz a força!


2. Quando há algum imprevisto como uma chuva num casamento ao ar livre você já a solução na sua check-list? Pode nos contar alguma experiência parecida?
Chuva em evento nunca é uma combinação muito boa. Mas se os obstáculos existem temos que enfrentá-los e arranjar soluções. Uma das pouquíssimas situações que já passei com eventos ao ar livre com chuva aconteceu há muito tempo, quando na época os buffets ainda eram ao ar livre. O casamento estava previsto para acontecer no caramanchão e a recepção ao ar livre. Notei que o céu estava com “cara de chuva” e fui conversar com a noiva (o sonho dela era casar naquele quiosque) e falei que naquele momento era melhor adotarmos um plano B. Pois bem, a juíza que iria celebrar o casamento estava atrasada e quando chegou trouxe consigo a chuva e, de repente, tivemos que mudar toda a cerimônia e posteriormente toda a recepção, para o único espaço coberto do Buffet que consistia em uma casa. Como em um passe de mágica, o decorador, o pessoal do Buffet, da estrutura, luz e músicos ajudaram a transformar o hall da casa em altar. Os poucos arranjos de flores que a chuva não havia destruído foram transferidos, o som mudado de lugar, e um altar foi montado. Nós informamos aos noivos e demais componentes do cortejo as novas instruções e pedimos suas colaborações. Em poucos minutos tudo estava pronto e a cerimônia correu tudo bem. Por incrível que pareça, neste caso, a chuva até uniu e animou mais ainda os convidados (em torno de 300 pessoas) que foram acomodados em um espaço infinitamente menor do que o previsto. A festa foi super animada e só terminou de madrugada. Moral da estória: o que nos parece ser um mal, muitas vezes vem para o nosso bem. Tudo depende do prisma que você olha.


3. Qual a maior dificuldade que você já enfrentou nessa profissão?
Um fato que aconteceu em uns 15 anos. O gerador da festa não funcionava até 1 hora antes de começar o evento. Naquela época não havia gerador de stand by e como se tratava de uma máquina, o operador dizia que não tinha nada mais o que fazer a não ser rezar e esperar. Eu já estava ficando desesperada, apesar de geralmente ser calma, e finalmente decidi fazer uma promessa para o gerador funcionar. Com 10 minutos o gerador voltou, a festa foi um sucesso e os clientes nunca souberam deste episódio. Claro que paguei a promessa, né? (rs)


4. Qual é a sensação quando consegue concluir um trabalho bem sucedido?
De plena realização. Não tem melhor pagamento que o sorriso de felicidade dos noivos. Esse é sem duvida o melhor pagamento. Poder participar e transformar um sonho em realidade não tem preço.


5. Qual o melhor conselho que você daria para alguém que está programando se casar?

Contrate profissionais que captem a essencial da festa e claro que tem que ter também a empatia. Nunca pode acontecer dos noivos ficarem com vergonha de expor suas ideias e sonhos para quaisquer profissionais. Contrate pessoas em que possam confiar e compartilhar os seus sonhos, afinal eles serão seus amigos por um longo tempo, e muitas vezes até continuam essa amizade após o casamento. E o mais importante de tudo: façam tudo com muito amor e carinho. Pois tudo que é feito desta forma sempre da certo.

RUA PAULA NEY, 507 - ALDEOTA - FORTALEZA-CE
FONE/FAX: (85) 4006.4450

Um comentário:

  1. Milaaaa, achei o blog!!! Gente, a Adriana é tudo de bom!!! Ela transmite uma calma inacreditável no dia D, a gente sente que, ao lado dela, nada vai dar errado! Fora o bom gosto absurdo que ela possui! Melhor cerimonialista ever!!! Bjo!

    ResponderExcluir